sobre o método uaná urbano

           Com análise do corpo como um todo, o Uaná urbano¹ pretende através do Forró Urbano, fornecer subsídios para a investigação do movimento e proporcionar ferramentas para a busca natural dos caminhos de cada corpo, mecânicas e estilo, desenvolvendo ao máximo o potencial único de cada um. O método visa orientar a experimentação para o ajuste pessoal e com o par e incentivar a criatividade na dança sem focar somente em formar professores e dançarinos que copiam e repetem movimentos roboticamente.

          A maior parte das formações em dança a dois ainda se estrutura a partir de uma ótica mecanicista e o Uaná urbano¹ pretende, não excluindo a mecânica, formar corpos conscientes, criativos e integrados com o ambiente em que dançam e não repetidores de passos.

          A Educação Somática tem muito a contribuir na constituição do Uaná urbano, pois considera o corpo e a psique como partes integrantes de um todo. Levando em consideração a biomecânica, a reaprendizagem constante e adaptação ao ambiente em que o corpo é vivido.

        

o sotaque corporal do uaná urbano

          O corpo do forró em questão é relaxado, porém ativo; os movimentos são mais orgânicos, mais arredondados e espiralados que em outras danças a dois, conforme a biomecânica natural dos corpos. 

              Além disso, leva-se em consideração a subjetividade e a constante mudança do físico, da psique e do ambiente onde o forró é praticado. Neste intuito, o Uaná urbano¹ orienta o estudo de um corpo para um forró vivo e em constante transformação, colocando em atividade e de forma integrativa as funções mentais, do corpo e da psique.

            Não sendo fruto somente de salas de aula e escolas de dança de salão, pode-se fazer a comparação, e chamar esse forró de “gato de rua”, com corpos forjados na vivência do dia-a-dia das baladas das cidades (festas diárias nas casas noturnas), com soluções surgidas através de tentativa, erro e repetição sinestésica do movimento, por uma maioria de pessoas sem experiência em aulas de dança. O método Uaná urbano¹ sistematiza o ensino deste forró e fornece ferramentas para professores e alunos dançarem e ensinarem o Forró Urbano em questão.

por Evandro Paz e iris De franco

todos os direitos reservados

      Contato

   

+55   11   9  9103  9160

+55    11   9 9100 8067

@uanáurbano

uanáurbano@gmail.com

uanáurbano.com.br