UANÁ URBANO

 

      O Uaná Urbano é um método de ensino de Forró Urbano que pressupõe a experimentação e entende os corpos como sendo diferentes entre si, respondendo de maneira díspare e singular.

        O Uaná Urbano entende o forró como uma cultura viva que se dá através da integração do contemporâneo com o tradicional, do erudito com o popular, do ambiente da cidade com o rural. A dança sendo viva, transforma-se todos os dias conforme o meio onde é praticada. Esta forma de fazer urbana e contemporânea que bebe em fontes ancestrais, mas não as reproduz deu origem a não só uma maneira de dançar ou tocar forró, como a todo um o Lifestyle despojado e casual, que faz com que os participantes se desarmem das regras sociais e relaxem, abraçando-se com acolhimento e aconchego.

       O Uaná Urbano possibilita a vivência da potencialidade da cultura brasileira através deste Lifestyle em uma instância compatível com seus corpos, sua psique e sua vida contemporânea e cosmopolita e possibilita a convivência, integração e intercâmbio de tribos, raças, culturas, idades, classes sociais e gêneros.

         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UANÁ URBANO . PORQUÊ O NOME?

          A palavra Uaná significa vagalume na língua indígena tupi-guarani e escolhemos este nome porque ele ilumina lugares escuros de forma caótica e o método enxerga o caos natural e criativo como uma qualidade positiva presente no Forró Urbano que é extremamente sinestésico. O Uaná urbano chama a atenção para o fato  os processos são mais importantes que o resultado. No Uaná, os pontos finais são alcançados através da experimentação e do caos, na irregularidade de se estar vivo e dançar.

         

        Uaná iluminando as urbes é uma menção de que é possível bebermos na ancestralidade para construirmos o contemporâneo, e é isso que o Uaná faz, une o tradicional e o instintivo com o cartesiano e contemporâneo.

          Vagalumes no meio do mato parecem fazer parte de um mundo mágico e acreditamos que o forró transporte o ser humano para uma instância para além da concretude da vida urbana. Este encantamento não seria tão sublime e, a cada vez díspare, sem o encontro com o outro! O forró promove o encontro de seres desconhecidos que, em 3 e mais ou menos minutos de uma dança, vão trocar energias, acolher-se e produzir oxitocina, adrenalina e dopamina através de um delicioso e singelo abraço dançante!

texto escrito 

por Evandro Paz e iris De franco

todos os direitos reservados

Ua 

  urbano

Ua 

  urbano