matrizes de movimentação do forró urbano

     

       Milhares de pessoas dançando noite após noite desde a década de 90, desenvolveram uma movimentação natural, relaxada e orgânica, com diferentes sotaques corporais, sintetizando cinco matrizes de movimento: jogo de corpo, jogo de pernas, caminhadas, giros juntos e giros soltos.

       Destas cinco matrizes de movimentação saem desde os passos simples até os mais avançados, formando vários estilos de Forró Urbano. Neste método será ensinado estas matrizes e vários de seus desdobramentos, assim como as ligações entre estes passos.

         

         

conceitos para a dança a dois

 

         Com análise do corpo como um todo, o Uaná urbano pretende através do Forró Urbano, fornecer subsídios para a investigação do movimento e proporcionar ferramentas para a busca natural dos caminhos de cada corpo, mecânicas e estilo, desenvolvendo ao máximo o potencial único de cada um.

            O método pretende orientar a experimentação para o ajuste pessoal e com o par e incentivar a criatividade na dança e não formar professores e dançarinos que copiam e repetem movimentos roboticamente.

                   

sotaque corporal uaná urbano

 

                 O corpo do forró em questão é muito relaxado, os movimentos são mais orgânicos, mais arredondados e espiralados que em outras danças a dois, conforme a biomecânica natural dos corpos. 

              Além disso, leva-se em consideração a subjetividade e a constante mudança do físico, da psique e do ambiente onde o forró é praticado. Neste intuito, o Uaná Urbano orienta o estudo de um corpo para um forró vivo e em constante transformação, colocando em atividade e de forma integrativa as funções mentais, do corpo e da psique.

              Não sendo fruto de salas de aula e escolas de dança de salão, pode-se fazer a comparação, e chamar esse forró de “gato de rua”, com corpos forjados na vivência do dia-a-dia das baladas (festas diárias nas casas noturnas), com soluções surgidas através de tentativa, erro e repetição sinestésica do movimento, por uma maioria de pessoas sem experiência em aulas de dança.

 

         O método Uaná Urbano sistematiza o ensino deste forró e fornece ferramentas para professores e alunos dançarem e ensinarem vários estilos de Forró Urbano.

dinâmicas do sentir a dança

         

               Os cursos oferecem exercícios e dinâmicas para melhorar a percepção corporal e técnicas para desenvolver o lado sinestésico da sua dança, deixando-a mais fluida e confortável, para além de somente a execução de passos, o uaná Urbano fornece subsídios para sentir a dança.

história e lifestyle do forró urbano

                       O Forró Urbano é um desdobramento do Forró Universitário, uma mistura do ancestral com o contemporâneo, do popular com o erudito. Este forró possibilita aos seres das cidades a vivência da potencialidade da cultura brasileira em uma instância compatível com seus corpos, sua psique e sua vida cosmopolita.

             

             O Forró Urbano surgiu na década de 1990 no sudeste do Brasil e se difundiu pelo mundo todo. Hoje são mais de 100 festivais de forró organizados por coletivos com este Lifestyle nos 5 continentes, onde a comunidade forrozeira faz um grande intercâmbio cultural. O maior deles é o de Itaúnas, vila que influenciou com seu estilo de dançar as vertentes de Forró Urbano.

                    Nos cursos Uaná Urbano você aprende sobre a história e a cultura em que a dança está inserida!

metodologia e didática para professores

             

              Muitos bons dançarinos não conseguem dar aulas, pois para lecionar é necessário didática e metodologia. Para quem quer ser professor e não sabe como organizar suas aulas e para quem já é professor, mas não conhece o estilo das baladas do Forró Urbano, o Uaná Urbano preparou um curso específico que orientará o professor nos caminhos de preparação de suas aulas.

             

               O Uaná Urbano foi desenvolvido através da experiência de mais de 1/4 de século do professor Evandro Paz, que formou milhares de dançarinos e professores de forró pelo mundo, e sistematizou a metodologia de ensino Uaná Urbano.

                                                                                                                     texto escrito 

por Evandro Paz e iris De franco

todos os direitos reservados

sobre o
método
uaná urbano
Veja a grade de cursos nas abas:
cursos para aprender a dançar | cursos de qualificação de professores | história e lifestyle do forró urbano